A revisão automotiva é um processo fundamental que verifica a saúde do veículo, ou seja, o estado de conservação e o funcionamento dos componentes e sistemas mais importantes do carro.

Normalmente ela é realizada de maneira preventiva, para evitar futuros problemas. Caso seja identificado alguma falha pelo mecânico, é feita a substituição das peças.

Por falar em peças, você sabe quais são os sistemas do veículo que são verificados durante a revisão automotiva? Fique atento ao próximo tópico e te explicamos direitinho quais são esses itens tão importantes.

Quais sistemas de veículos que podem ser trocados na revisão?

Na revisão de um veículo, diversos sistemas e componentes são verificados e, se necessário, são realizadas manutenções ou substituições dos mesmos. A extensão da revisão pode variar de acordo com o fabricante do veículo, o modelo e o tipo de serviço recomendado.

Em relação ao motor, uma das partes mais importantes de dentro do carro, é realizada a troca do óleo e filtro, a verificação de vazamentos, a inspeção das correias e tensores, além do teste de sistema de ignição.

Já outros dois sistemas importantes que devem ser verificados na revisão são o de transmissão e o de freios. No de transmissão é verificado o nível e condição do fluido, e também é realizado um teste de funcionamento e troca do filtro. No de freios, é feita a inspeção das pastilhas, discos, tambores e sapatas, bem como a verificação do fluido e o teste do sistema ABS, caso o veículo o possua.

Claro, a suspensão é outro sistema importante que deve ser checado, principalmente na verificação de amortecedores, molas e buchas, além da inspeção das barras estabilizadoras.

Continuando, chegamos em dois sistemas fundamentais para o funcionamento do veículo: o elétrico e o de combustível. No elétrico, o teste de bateria, a verificação do sistema de carga e a inspeção de luzes, faróis e componentes elétricos é imprescindível. Já no de combustível, é verificado se há vazamentos, além de ser feito um teste e limpeza de injetores.

Os sistemas de arrefecimento e de escape também não poderiam ficar de fora. No de arrefecimento é checado o nível e a condição do líquido de arrefecimento, juntamente do radiador, bomba d’água e mangueiras. Já no de escape, é checado o estado do catalisador e  se há vazamentos e corrosão.

Pensou que acabou? Tem mais, afinal, para o carro estar 100%, as suas peças precisam estar em pleno funcionamento, não é mesmo?

Então, saiba que a substituição do filtro de ar e o teste de ar-condicionado são importantes para o sistema de ventilação e aquecimento do veículo.

Por fim, claro, pneus e rodas. Imagina dar algum problema com eles no meio de uma viagem? Ninguém merece, correto? Portanto, saiba que é importante verificar a pressão, o desgaste e o alinhamento deles.

Parece muita coisa, mas não é. Logo, saiba que é de suma importância fazer uma revisão automotiva completa. Mas, se você está se perguntando quando deve fazer a revisão do seu carro, fique tranquilo, pois você saberá no próximo tópico.

Quando devo fazer a revisão mecânica do meu veículo?

O momento ideal para realizar a revisão mecânica do seu veículo depende de vários fatores, incluindo o tipo de serviço, a idade do veículo, a quilometragem percorrida e as condições de uso. No entanto, existem diretrizes gerais que podem ajudar a determinar quando é apropriado fazer a revisão.

Uma delas é o manual do proprietário. Ele geralmente contém informações específicas do fabricante sobre os intervalos de manutenção recomendados, incluindo as revisões mecânicas. Portanto, é importante seguir essas orientações.

Outra maneira é pela quilometragem. Muitos fabricantes recomendam revisões a cada 10.000 km, 20.000 km, etc. Isso pode variar, então consulte o manual para saber os intervalos específicos.

O tempo é outro método interessante para saber se está na hora de fazer a revisão periódica, mesmo que você não atinja a quilometragem recomendada. Isso, pois fluidos, peças de borracha e outros componentes podem se deteriorar ao longo do tempo, mesmo que o veículo não esteja sendo usado com frequência.

A maneira como você usa o veículo também pode ser um fator preponderante para fazer a revisão. Se você usa seu automóvel em condições mais severas, como dirigir em estradas empoeiradas, em tráfego intenso ou realiza reboque frequente, pode ser necessário fazer revisões com mais frequência.

Claro, o veículo dá sinais. Portanto, fique atento às luzes de aviso, mensagens no computador de bordo ou qualquer comportamento incomum do veículo. Caso alguma dessas situações aconteça, é hora de levá-lo a uma revisão.

Em suma, em vez de esperar por problemas, agende revisões regulares para identificar e corrigir problemas antes que se tornem mais sérios. Fica a dica!

Quando se deve fazer a revisão das velas de ignição?

Primeiramente é bom saber que a vela de ignição é uma peça fundamental no sistema de ignição de um motor. Sua principal função é gerar uma faísca elétrica que inicia a combustão do combustível na câmara de combustão. Sendo assim, como você pode ver, é fundamental que ela esteja funcionando com 100% da sua capacidade.

Agora, o momento ideal para a verificação do estado das velas de ignição pode variar de acordo com alguns fatores, como tipo de vela, o tipo de combustível utilizado, as condições de condução e as recomendações do fabricante do veículo.

Se tiver dúvidas ou se o veículo estiver apresentando problemas de ignição, é recomendável consultar um mecânico qualificado para uma avaliação mais detalhada.

Quanto custa uma revisão de carro?

A resposta pode variar significativamente com base em vários fatores, incluindo o fabricante do veículo, o modelo, a região geográfica, a oficina mecânica escolhida e o tipo de revisão necessária. Além disso, se forem encontrados problemas adicionais durante a revisão, os custos podem aumentar.

Normalmente, uma revisão inclui a troca de óleo, a verificação de fluidos, a inspeção dos freios, pneus e outras de rotina. Já uma revisão mais abrangente pode incluir a substituição de filtros, velas de ignição, correias e outras peças desgastadas.

O certo mesmo é você procurar oficinas de qualidade, pois com certeza, além de fazerem um ótimo trabalho, lhe darão ótimos preços.

E se você quer saber onde encontrar essas oficinas, fique ligado no próximo tópico!

Precisa fazer uma revisão no seu carro e não sabe onde? Vem com o KD Minha Oficina!

Se chegou a hora de fazer aquela revisão no sistema de freios, de ignição, nos pneus ou em outra parte do seu veículo, e você não sabe onde levar o seu automóvel, suas dúvidas acabaram.

Isso porque o KD Minha Oficina conecta profissionais credenciados, certificados e avaliados pelos clientes em um sistema de avaliação de 1 a 5 estrelas, por todo o Brasil. E o melhor: com orçamento online e gratuito.

Agora você já sabe: falou em revisão de carros? Falou em KD Minha Oficina!

- Melhores serviços de revisão veicular do Brasil.

- Inspeção minuciosa e detalhada para deixar seu carro em perfeitas condições.

- Oficinas credenciadas e certificadas.

- KD Minha Oficina: onde cada revisão é uma obra-prima da engenharia automotiva.