O motor do carro é como se fosse seu coração, ou seja, se ele não funcionar corretamente trará vários problemas tanto para o veículo como para o condutor. Poderá colocar em risco a segurança e até mesmo nem ligar o automóvel. Isso acontece porque o motor é justamente o responsável por converter energia química do combustível em energia mecânica para impulsionar o veículo. Por isso é imprescindível entender seu funcionamento e manutenção.

Mas você sabe como realmente funciona o motor de um carro? Continue a leitura e entenda.

O primeiro passo se dá por cilindros e pistões. Os motores de combustão interna têm vários cilindros nos quais os pistões se movem para cima e para baixo. A quantidade de cilindros, aliás, pode variar conforme o design do motor.

Continuando, temos a câmara de combustão, sendo onde ocorre a queima do combustível. O combustível é misturado com ar e então é inflamado por uma faísca de uma vela de ignição (no caso de um motor a gasolina) ou pela compressão do ar (no caso de um motor a diesel). Ou seja, nos motores a gasolina, o combustível é injetado na câmara de combustão, enquanto nos motores a diesel é injetado no ar comprimido.

E aí chegamos ao ciclo de combustão, com quatro fases: admissão, compressão, combustão e exaustão. A admissão é a fase em que o pistão se move para baixo, puxando a mistura ar-combustível para dentro do cilindro. Já a segunda fase, a compressão, é quando o pistão sobe comprimindo a mistura ar-combustível.

Seguindo, a terceira fase é chamada de combustão. No caso, é quando a mistura ar-combustível é inflamada pela faísca da vela (no caso da gasolina) ou pela compressão (no caso do diesel), gerando uma explosão que empurra o pistão para baixo. E para completar, temos a quarta fase chamada de exaustão, que é quando o pistão sobe novamente, empurrando os gases de escape para fora do cilindro.

Feito o ciclo de combustão, é realizado o movimento do pistão, ou seja, o movimento de sobe e desce dos pistões é convertido em movimento rotativo através da biela, que liga o pistão ao virabrequim.

O virabrequim, por sua vez, converte o movimento linear dos pistões em movimento rotativo, sendo então transmitido para as rodas através da transmissão.

Vale lembrar que o motor também inclui sistemas de arrefecimento (geralmente usando líquido refrigerante) e lubrificação (óleo) para garantir que as peças móveis não superaqueçam e sejam devidamente lubrificadas.

Parece um processo complicado, não é mesmo? Mas a verdade é que ele é repetido milhares de vezes por minuto para manter o carro funcionando.

Quais são os tipos de motores automotivos?

Depois de saber como funciona o motor de um carro, chegou o momento de descobrir quais são os tipos de motores automotivos que existem.

Os mais comuns são os motores de combustão interna, que pode ser a gasolina, a diesel, flex fuel (funcionam com gasolina, etanol ou uma mistura dos dois) e a gás natural (utiliza gás natural como combustível).

Já outro tipo de motor que você pode encontrar é o motor elétrico. Em veículos elétricos são usados motores elétricos alimentados por baterias para propulsão. Esses motores, aliás, podem ser encontrados em veículos híbridos, ao combinarem motores elétricos com os de combustão interna.

Os dois citados anteriormente são os mais conhecidos, porém, ainda existem outros. O motor wankel (motor rotativo) possui um design diferente do motor de pistão, usando rotores em vez de pistões. Por sua vez, o motor a hidrogênio é o que utiliza células de combustível que converte hidrogênio em eletricidade para alimentar o motor.

Continuando, temos o motor a ar comprimido e o motor a vapor. No de ar comprimido é justamente usado ar comprimido armazenado em tanques como fonte de energia. Já nos motores a vapor, especialmente usados em veículos antigos, o vapor gerado por queima de combustível (como carvão ou madeira) é usado para mover pistões.

Por fim, temos o motor stirling. Ele funciona com base em ciclos de compressão e expansão de um gás, como hidrogênio ou ar, usando uma fonte externa de calor.

Vale ressaltar que cada tipo de motor tem suas próprias características de desempenho, eficiência energética, impacto ambiental e custo de operação.

Como saber se o funcionamento do motor está bom?

Vamos dar duas dicas bem interessantes para você saber se o motor do seu carro está funcionando corretamente.

A primeira delas é verificar os fluidos. Portanto, certifique-se de que o óleo esteja limpo e ao nível adequado, que o líquido de arrefecimento esteja correto, que não haja vazamentos e, claro, que os fluidos de transmissão e hidráulicos também estejam no nível correto.

A outra dica é em relação às luzes do painel. Se elas estiverem apagadas é porque está tudo certo com o motor.

Vale lembrar que para a verificação dos fluidos, você pode levar o seu veículo a uma oficina mecânica. Fica a dica!

Como descobrir que o motor do carro está ruim?

Agora vem a parte que você deve ter atenção ao máximo, pois se alguma das coisas citadas abaixo acontecerem, os serviços de reparo terão que ser feitos quanto antes no seu motor. Afinal, você não vai querer que o seu carro te abandone “do nada”, não é mesmo?

O primeiro sinal é a fumaça anormal do escape. No caso, existem três tipos de fumaça: azul, branca e preta. A azul pode indicar que o motor está queimando óleo, o que pode ser causado por vazamentos internos, anéis de pistão desgastados ou válvulas com problemas. Já a branca pode indicar que o motor está queimando líquido de arrefecimento, o que pode ser causado por um vazamento na junta do cabeçote ou no bloco do motor. Por fim, a preta indica uma mistura rica de combustível e ar, o que pode ser causado por problemas no sistema de injeção de combustível ou no sensor de oxigênio.

Outro detalhe que às vezes acontece enquanto estamos dirigindo é quando escutamos barulhos estranhos. Podem ser batidas, tique-taque, rangidos, não importa. O ideal é você levar o seu carro a uma oficina mecânica, pois pode estar com desgaste dos rolamentos de manivela, bielas ou pistões, no caso das batidas, desgaste do cabeçote, quando ouvir um tique-taque, ou ainda problemas com correias ou demais acessórios do motor, quando você ouvir rangidos.

Se você está dirigindo e percebe que o seu carro não está mais desempenhando da maneira que sempre fez, ele pode estar com problemas de desempenho. Isso significa que o motor pode estar com problemas de ignição, nas montagens, além de válvulas desajustadas e sensores defeituosos.

Sabe aquelas luzes acesas no painel? Elas não são um bom sinal. Isso porque a luz do motor acesa indica que o sistema de controle de emissões do motor detectou um problema. Ou seja, mais um ponto para você ficar ligado.

Além dos citados acima, sempre que você sentir um cheiro anormal, ou perceber que há consumo excessivo de combustível e vazamentos de fluidos, é um sinal de que o seu motor não está legal. Portanto, é necessário fazer uma manutenção quanto antes. Aliás, vale ressaltar que a falta de manutenção também pode trazer prejuízos ao motor.

Qual a importância de fazer a manutenção do motor?

Falando em manutenção, ela, além de deixar o seu motor 100%, traz outra série de vantagens para o seu veículo.

A principal, claro, não poderia ser outra: a segurança. Afinal, problemas no motor podem resultar em falhas que comprometem a capacidade de dirigir com segurança. A durabilidade do motor é outro benefício que você terá fazendo a manutenção. Isso acontece pois os componentes desgastados são substituídos para evitar problemas graves no futuro.

Vale destacar também que um motor em bom estado oferece melhor desempenho, com aceleração suave e resposta mais rápida ao pedal do acelerador. Somado a isso, também tende a ser mais eficiente no consumo de combustível.

Além do que foi citado anteriormente, a manutenção do motor ajuda a reduzir as emissões ao meio ambiente, evita avarias inesperadas, aumento no valor da revenda e, claro, dá mais confiança para você viajar e ter menos problemas mecânicos.

Falando em problemas mecânicos, você sabe qual é o lugar ideal para levar o seu veículo? Fique tranquilo, a resposta está no próximo tópico.

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