Um dia, cedo ou tarde, você certamente estará diante da necessidade de trocar os pneus do seu carro. Afinal, sabemos que com o passar do tempo, o uso constante acaba desgastando este, que é um dos itens primordiais de um veículo automotivo. Sem contar que muitas vezes, ele pode até mesmo furar ou murchar, pegando você até mesmo desprevenido, em uma avenida, rodovia ou em alguma rua do bairro. A verdade é que, por mais que você tenha zelo ou cuidado, nunca sabemos quando a troca de pneus poderá ser necessária, não é verdade?
Foi pensando nisso que o KD Minha Oficina preparou o post de hoje no blog. Para te orientar sobre tudo o que é preciso saber em relação à substituição e cuidados com os pneus, dicas de como trocar e mesmo como solicitar suporte para tal, de um jeito muito prático e fácil. Preparado? Então continue a leitura, que te contaremos tudo a seguir. Acompanhe!
Como identificar o momento certo para trocar o pneu do carro?
Muitos motoristas têm dúvidas sobre qual o momento certo de substituir os pneus. Antes de você procurar uma loja de pneus para adquirir novos, é interessante analisar alguns pontos que ajudarão a identificar se é chagada (ou não) a hora de proceder com a troca. Por exemplo: se os pneus já contam mais de 5 anos, é preciso levar o veículo para uma minuciosa inspeção profissional para que seja avaliada a condição de cada pneu. Como precaução, recomenda-se trocar o pneu do carro a cada 10 anos, ao menos. Para você saber a data de fabricação, localize no flanco do pneu, o seu número de identificação DOT.
Como conservar por mais tempo e evitar ter que trocar os pneus?
Manter os pneus em dia e bem conservados é possível, caso o motorista siga algumas dicas de boas práticas. No entanto, há fatores que não dependem do condutor. Por exemplo, danos e desgastes devido a idade dos pneus, condições viárias ruins, como buracos e obstáculos. Também não podemos deixar de citar questões climáticas, como temperaturas extremas, dentre outros fatores.
No entanto, no que se refere ao motorista, é importante que ele evite excesso de velocidade, bem como frenagem de emergência e arranques rápidos. Sempre que possível, evite circular com o carro por vias mal conservadas. Também é recomendado observar se há alterações no comportamento do carro, bem como ruídos ou vibrações. Sempre que notar alguma anormalidade, solicite o suporte profissional.
Trocar pneu de carro: como proceder?
Se o pneu rasgou ou furou e você precisa fazer a troca urgente, há algumas orientações que você deve seguir. Primeiramente, procure estacionar o carro em um lugar seguro. Feito isso, localize o estepe e o macaco. Coloque o triângulo em uma distância segura para sinalizar aos demais motoristas. Afrouxe então o pneu e use o macaco para suspender o veículo. Depois, remova o pneu furado e coloque o estepe. Aperte bem antes de concluir. O estepe é um pneu de uso provisório, portanto, não deixe de ir até uma borracharia ou oficina para recuperar o pneu. Caso não seja possível recuperar, adquira pneus novos para rodar com tranquilidade e segurança.
Problemas com o pneu? O KD Minha Oficina te ajuda!
Com o KD Minha Oficina, você encontra em questão de segundos, os profissionais mais bem preparados para lhe ajudar a solucionar problemas com a troca de pneus e com o seu carro em geral. Você pode desde solicitar orçamentos, até mesmo serviços e muito mais. Acesse o site e faça sua busca. Logo, você terá uma lista de oficinas credenciadas, de acordo com a sua localização geográfica. Tudo de um jeito prático, rápido e seguro, só para você.