Qual líquido colocar no radiador?  

O seu motor está sempre se aquecendo e precisa ser mantido em uma média de temperatura. Se ele superaquece, estraga, pode levar a acidentes. Mas se esfria demais, não funcionará e pode levar a outros tipos de danos e acidentes. Para controlar esse calor todo, existe uma parte do automóvel que é o radiador. Ele é responsável por auxiliar o motor a mandar para fora a energia calorífica excedente causada pela queima do combustível, evitando o desgaste prematuro dos componentes desse motor. E aí entra o fluido de radiador: ele percorre um certo caminho interno do carro para dissipar o calor.  

No texto abaixo, você aprenderá sobre fluido de radiador e, também, sobre aditivo para radiador. É importante saber diferenciar as duas substâncias. Os dois possuem o propósito de controlar a temperatura do motor e proteger contra ferrugem e corrosão, mas há algumas diferenças. Por exemplo, aditivos precisam ser misturados à água, diferente do líquido do radiador, que já possui o H₂O. Fora isso, possuem a mesma função - se diferem pela concentração das substâncias e modo de uso.  

Qual é o líquido? E pode misturar água com o aditivo no radiador?  

O líquido radiador é um produto químico à base de polietilenoglicol, misturado com água. Já o aditivo, se trata da mesma substância em menor concentração, que não só pode, mas deve ser misturado com água para radiador. Inclusive, é possível misturar o fluido com o aditivo, mas respeitando proporções de água e jamais misturando marcas diferentes. De qualquer forma, a água para radiador é desmineralizada. Aproveitando: nunca utilize apenas água no radiador, muito menos se for da torneira e não desmineralizada (a única que pode ser colocada e misturada com aditivo). Do contrário, isso levará a danos no radiador, no motor e outras partes do carro. Agora, para escolher o melhor aditivo para o seu radiador, vale com um dos profissionais indicados pelo KD Minha Oficina.  

Quanto tempo dura o líquido do radiador? O que acontece se usar só água no radiador?  

O tempo médio do fluido aditivo do radiador para ser trocado é de 12 meses. No entanto, um quilometragem também é importante ser calculado aqui. Você também deve trocar a cada 30 mil quilômetros. Dessa forma, os radiadores têm uma vida mais longa. Ah, também é possível aumentar a vida útil desta peça quando você usa, especificamente, um produto para limpar radiador . Se quiser saber qual o melhor produto para limpar radiador , veja os artigos do nosso blog. Aproveitando: nunca utilize apenas água no radiador , muito menos se for da torneira e não desmineralizada (a única que pode ser colocada e misturada com aditivo).Do contrário, isso causará danos no radiador, no motor e outras partes do carro.  

É possível completar o líquido de ventilação?

 

Antigamente, se usava água no radiador em carros carburados, mas isso mudou. Veículos com injeção eletrônica precisam de outras substâncias. Por isso, não complete o fluido com qualquer água - use apenas água desmineralizada (ou deionizada) e aditivo. Se você completar o reservatório do sistema de exaustão apenas com água da torneira, seu carro irá superaquecer. A água da torneira ainda possui cloro e outros sais minerais que são benéficos para danificar as partes internas do seu carro.  

Precisando de ajuda na manutenção do seu radiador?  

Na hora de lidar com essa peça, muitos problemas e dúvidas podem surgir sobre sua manutenção. Como lavar reservatório de água do radiador ? A água do radiador está baixando, mas não tem vazamento, como resolver? Esses são apenas alguns dos itens. Por isso, o KD Minha Oficina conta com um seleto grupo de oficinas especializadas em atendimento com qualidade. Se você precisa reparar a ventoinha do radiador ou outra peça, conte com profissionais avaliados diretamente por você em avaliações de 1 a 5 estrelas. Contrate apenas aqueles com boa confirmação, faça orçamento gratuito, confira escritórios credenciados e certificados, e muito mais. Procure o melhor escritório mais perto de você!