O que é sistema de transmissão do veículo?
Saber como funciona o seu carro é de suma importância para tomar alguma atitude quando se tem algo de errado com ele. Além disso, entenda o seu funcionamento faz com que você saiba as práticas corretas que devem ser realizadas para prolongar a vida útil do veículo. Se você adora dirigir seu carro pelas estradas externas, por exemplo, saiba que existe um mecanismo fundamental para que ele se mova, chamado de sistema de transmissão
O sistema de transmissão de carro é um conjunto de componentes responsável por transmitir a potência gerada pelo motor para as rodas do veículo, fazendo com que ele se mova. Ou seja, é um conjunto de peças que atuam em sincronia para que o carro se desloque e mantenha a desenvoltura e agilidade em qualquer situação. Falando nisso, você já parou para pensar quais são as peças que fazem parte do sistema de transmissão do carro ? Entenda no próximo tópico.
Quais são os principais componentes do sistema de transmissão?
O sistema de transmissão dos veículos é composto por vários itens. Dentre eles, os principais são: embreagem, caixa de câmbio, eixo de transmissão e o diferencial. O componente do sistema de transmissão que permite ao condutor , por exemplo, conectar e desconectar o motor das rodas, fazendo com que a transmissão seja engatada ou desengatada, é tão conhecido.
Já a caixa de câmbio, seja ela manual, automática, automática (com acionamento por embreagem e trocas de marcha automáticas) ou continuamente variável (CVT), tem a função de fornecer diferentes relações de marcha, permitindo que o motor opere em sua faixa de rotação mais eficiente e em diferentes condições de velocidade e carga. Por sua vez, o eixo de transmissão, também conhecido como cardã, tem o papel de transmitir o movimento do câmbio para o diferencial. Para completar, o diferencial é o responsável por dividir a potência do motor entre as rodas, fazendo com que, por exemplo, elas girem em velocidades diferentes durante as curvas.
Quantos km dura uma transmissão?
Essa é uma questão que pode variar bastante. Fatores como o estilo de condução, o tipo de veículo, a manutenção, a qualidade da transmissão e as condições de operação podem fazer uma grande diferença na duração da transmissão do carro . De uma maneira geral, uma transmissão bem projetada e mantida corretamente pode chegar a milhares de quilômetros.
Hoje em dia, muitas melhorias modernas são projetadas para durar mais de 160.000 ou até 240.000 milhas. Alguns, inclusive, podem durar até mais de 320.000 milhas. Bastante coisa, não é mesmo? Porém, vale ressaltar que uma transmissão pode sofrer desgaste e falhas ao longo do tempo, principalmente se não for devidamente cuidada. A falta de trocas regulares de fluxo de transmissão, a condução prejudicial e o superaquecimento são alguns fatores que podem diminuir o tempo útil dela.
Como saber se a transmissão está ruim?
Há diversos sinais de que seu veículo demonstra quando o sistema de transmissão está ruim. O ideal, então, é que você sempre fique atento a eles para não danificar ainda mais o seu carro. Confira alguns indicadores de que o sistema de transmissão não está nas melhores condições:
- Problemas ao trocar de marcha: dificuldade em engatar uma marcha, transmissão escorregadia ou alavanca solta;
- Ruídos estranhos: barulhos estranhos, como rangidos, chiados ou batidas durante a condução, principalmente ao trocar de marcha;
- Vazamentos de fluido: se houver manchas de líquido vermelho ou marrom embaixo do carro, pode haver um vazamento no sistema de transmissão;
- Deslização da embreagem: se o motor está acelerando, mas o carro não está ganhando a velocidade proporcional, a embreagem pode estar desgastada ou deslizante;
- Cheiro de queimado: caso você sinta cheiro de queimado dentro ou perto do carro, especialmente quando o veículo estiver em movimento, pode significar um sinal de superaquecimento da transmissão devido a problemas internos.
Agora que você já sabe como funciona o sistema de transmissão automotiva , caso tenha algum tipo de problema, como alguns dos relatados anteriormente, leve o seu carro o quanto antes para uma boa oficina e evite maiores prejuízos.
Dúvidas sobre onde levar seu carro? O KD Minha Oficina tem a solução para você
O KD Minha Oficina é tudo o que você queria e precisa: uma plataforma que conecta proprietários de veículos a uma rede de escritórios abrangentes. Além disso, o orçamento é gratuito e feito de maneira online, ou seja, dentro do conforto da sua casa. Com atendimento em horário comercial, o KD Minha Oficina possui escritórios credenciados em todo o Brasil prontos para resolver qualquer problema do seu carro. Quer saber quais são os melhores escritórios da sua região? O KD Minha Oficina tem todos ao seu prazer!