Encontre uma oficina próxima a você para checar o arrefecimento do seu carro

O arrefecimento do motor é tão importante quanto qualquer outra parte do motor. Dessa forma, é preciso ter certeza que esse está funcionando adequadamente, para que não haja nenhum dado, ou até mesmo comprometa a vida útil do seu veículo, não é mesmo?.

Se você está interessado e quer saber mais sobre o sistema de arrefecimento, continue nesse artigo, porque vamos te contar todos os detalhes sobre esse assunto. Confira!

Você sabe quais são as partes de um sistema de arrefecimento?

O sistema de arrefecimento, basicamente, é responsável por manter a temperatura do motor, evitando o superaquecimento. Inclusive, essa situação é totalmente indesejada pelos motoristas. Por isso, fique atento a esse artigo! Assim, esse sistema possui várias partes que compõem-no:

  • bomba d’água;
  • líquido de arrefecimento (água desmineralizada, inibidores de corrosão e monoetilenoglicol);
  • radiador;
  • reservatório;
  • sensor de temperatura;
  • válvula termostática;
  • ventoinha - eletroventilador.

Conheça os tipos de arrefecimento

Há dois tipos de arrefecimento: arrefecimento a ar e a água. Sendo assim, o sistema que utiliza água funciona da seguinte forma: a bomba d’água conduz o líquido de arrefecimento a circular pela parte interna do motor. Quem o controla é a válvula termostática. Ao chegar nessa parte, o líquido esquenta, porém ele é substituído quando a válvula novamente se abre, e outro líquido mais frio entra. Já o sistema de arrefecimento a ar é bem simples, pois é o fluxo de ar que se aquece pelo contato com as peças e depois é liberado na atmosfera. Além disso, tem-se a ajuda da ventoinha, para ajudar no resfriamento. A desvantagem desse sistema é sua sensibilidade à mudanças bruscas de temperatura.

Saiba porque não se pode completar o líquido de arrefecimento

O arrefecimento, como já foi mencionado, funciona de forma a manter a temperatura do motor constante. Ele deve mantê-la até o ponto que ele possa continuar suas atividades sem maiores problemas. Dessa forma, pode-se agregar ainda mais esse sistema adicionando-se um aditivo radiador, que possui as seguintes vantagens:

  • evitar a evaporação da água;
  • efeito anticongelante (em locais onde faz muito frio);
  • protege o sistema de corrosão e oxidação.

Por isso, não é possível pedir para completar com água, pois isso dilui o aditivo radiador e faz com que ele perca sua eficiência. O ideal é aguardar o tempo certo para fazer a troca.

No KD Minha Oficina você encontra uma oficina para checar o arrefecimento do motor

Se você precisa encontrar uma oficina próxima de você, a plataforma KD Minha Oficina pode te ajudar. Afinal, ela conecta proprietários de veículos a uma abrangente rede de oficinas. São apenas oficinas credenciadas e certificadas, sendo seguro para os clientes. Além disso, outros usuários da plataforma avaliam os serviços das oficinas, com notas de 1 a 5 estrelas, o que te dá mais tranquilidade para ver se o serviço é de qualidade e eficiência. Em caso de dúvida, há uma equipe em horário comercial pronta para atendê-lo. Faça seu orçamento, é gratuito!