Tudo sobre funilaria
O que é serviço de funilaria?
Se você procura por serviços de restauração e reparação de veículos devido a danos externos, corrosão, arranhões, amassados ou colisões, a funilaria é a opção perfeita para você.
Isso porque a funilaria automotiva é justamente esse processo de manutenção de partes externas do veículo que tenham sofrido danos, amassos e deformações em sua lataria.
Os profissionais dessa área utilizam técnicas e ferramentas para endireitar, remodelar e substituir partes danificadas do chassi e da carroceria do carro. Isso pode incluir a remoção de partes amassadas, a soldagem de peças novas ou reparadas, e a moldagem da estrutura para ela voltar a sua forma original.
Qual é a diferença entre funilaria e pintura?
Funilaria e pintura são dois serviços distintos na indústria automotiva, mas muitas vezes estão interligados quando se trata de reparar danos na carroceria de um veículo.
A funilaria, como vimos anteriormente, refere-se ao processo de reparo da estrutura metálica ou de plástico da carroceria de um carro. Reparo de partes danificadas, correção de amassados e substituição de peças deformadas, como para-choques, portas e capôs, alinhamento do chassi, entre outras atividades estão relacionadas à restauração estrutural do veículo.
Já a pintura refere-se ao processo de aplicação de tinta na superfície após os reparos de funilaria. A preparação da superfície (lixamento, aplicação de primer), escolha da cor e tipo de tinta, aplicação da tinta e, em alguns casos, a aplicação de verniz para proteção são algumas das principais atividades relacionadas a este serviço automotivo.
Para realizar as atividades de pintura é comum o uso de pistolas, lixas finas e cabines. As pistolas, por exemplo, são ferramentas utilizadas para aplicar tinta sobre a superfície de um objeto do veículo. Elas transformam a tinta em pequenas partículas, permitindo uma aplicação uniforme.
or outro lado, as lixas são frequentemente usadas durante o processo de preparação da superfície antes da pintura. Isso pode incluir o lixamento de áreas danificadas, remoção de imperfeições, nivelamento de superfícies e criação de uma textura adequada para a aderência da tinta.
Em relação às cabines, são ambientes controlados e projetados para fazer o processo de pintura eficientemente e com qualidade. Elas são equipadas com sistemas de ventilação para remover vapores tóxicos, poeira e partículas do ar.
As cabines de pintura ajudam a garantir que a pintura seja aplicada em condições ideais, minimizando a contaminação e proporcionando um acabamento de alta qualidade. Essas cabines geralmente possuem sistemas de filtragem de ar e iluminação adequada para avaliação precisa da aplicação da tinta.
Em suma, pistolas, lixas e cabines de pintura, em conjunto, desempenham papéis cruciais no processo de reparo e repintura de veículos, garantindo um resultado profissional e duradouro.
Vale lembrar que embora pintura e funilaria sejam frequentemente realizados em conjunto, alguns estabelecimentos podem oferecer apenas um deles, enquanto outros oferecem ambos. Portanto, busque uma oficina especializada em funilaria profissional de qualidade.
Certo, agora que você entendeu bem o que é funilaria e pintura, suas diferenças e ferramentas, vamos destacar nos próximos tópicos três atividades fundamentais da funilaria que não podem faltar no seu veículo. Fique de olho!
O que é soldagem a ponto?
Também conhecida como soldagem por resistência, a soldagem a ponto é um método utilizado na indústria automotiva para unir peças metálicas, especialmente na fabricação e reparo de carrocerias de veículos.
Ela funciona da seguinte forma: duas peças metálicas são pressionadas uma contra a outra, e uma corrente elétrica é aplicada por meio de eletrodos posicionados nas superfícies das peças. Porém, antes de serem soldadas, as peças são preparadas, ou seja, limpas para estarem livres de revestimentos, tinta ou outros materiais que prejudiquem a qualidade da solda.<p>
Então, em contato uma peça com a outra, os eletrodos são pressionados contra elas, aplicando uma pressão firme para garantir um contato adequado, fazendo com que uma corrente elétrica de alta intensidade passe através das peças. Dessa forma, cria-se uma resistência elétrica entre as peças, gerando calor e levando à fusão parcial das superfícies.
Continuando, o calor gerado pela corrente elétrica funde temporariamente as áreas de contato entre as peças, formando um ponto de solda. Então, à medida que a corrente é interrompida, as peças resfriam e a solda é formada.
Por fim, após a formação do ponto de solda, os eletrodos se afastam, e a região soldada resfria e solidifica. O resultado é uma junta forte e durável entre as peças metálicas.
Após entender como funciona a soldagem, vamos destacar mais uma atividade fundamental na funilaria: a reparação.
Como funciona o processo de reparação na funilaria?
O primeiro passo é avaliar o veículo para identificar os danos na carroceria. Isso pode incluir amassados, arranhões, partes deformadas, entre outros. Com base na avaliação, é elaborado um orçamento que detalha os reparos necessários e os custos associados.
Feito essa avaliação, o segundo passo é a desmontagem. Dependendo da extensão dos danos, algumas partes do veículo podem precisar ser desmontadas para permitir um acesso mais fácil às áreas danificadas. Isso pode envolver a remoção de para-choques, painéis e faróis, por exemplo.
Então, aí sim é feito o reparo, com a substituição de peças, alinhamento do chassi, pintura, polimento e acabamento e a montagem. Claro, pode ser que alguma dessas etapas não precise ser efetuada, dependendo de como foi o estrago no seu veículo. Para isso, leve o seu veículo para ser bem avaliado em uma oficina de qualidade!
Inclusive, uma das técnicas utilizadas para fazer a reparação é chamada de martelinho de ouro. Se você não sabe o que é, fique tranquilo, pois te explicaremos certinho no próximo tópico.
O que é martelinho de ouro?
Martelinho de ouro é uma técnica de reparo de pequenos amassados na lataria de veículos sem a necessidade de repintura. Essa técnica é conhecida por sua eficiência em corrigir danos causados por granizo, pequenos impactos ou outras situações que deixem amassados superficiais na carroceria do veículo.
A principal característica do martelinho de ouro é a utilização de ferramentas especiais, como martelos e formas, para acessar a parte traseira do amassado e, cuidadosamente, massagear a lataria de volta à sua forma original. Isso, aliás, é feito sem danificar a pintura original do veículo.
A técnica do martelinho de ouro é especialmente eficaz em danos pequenos e superficiais, proporcionando uma solução rápida e muitas vezes mais econômica do que os métodos tradicionais que envolvem funilaria e pintura.
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